Nossa história

Ocultar texto Mostrar texto

Onde tudo começou

Para Laudir, que cresceu acompanhando a trajetória de seu pai, de churrasqueiro a proprietário de churrascaria, aprender a cozinhar foi um caminho praticamentente natural. Com 10 anos de idade já ajudava no preparo da carne. Além desse dom, herdou de seu pai também uma grande facilidade em lidar com pessoas, sempre respeitando cada uma delas independentemente de sua origem ou posses, esbanjando simpatia e popularidade. Tanto que sua churrascaria, montada com esforço e ajuda de toda família, rapidamente expandiu para uma rede de 4 unidades na região, duas em Eldorado, uma em Iguatemy e outra em Itaquiraí.
Porém para seu pai, apenas a popularidade não bastou para dar continuidade ao sucesso dos negócios e, por não dominar o controle administrativo das empresas, acabou perdendo tudo e vindo para Dourados.


O início

Assim, a grande aventura de Laudir mesmo, teve início por volta de 1988, quando, após ter trabalhado como churrasqueiro no Posto da Base e passado também pelo Restaurante Marrocos, iniciou seu trabalho no Kikão Restaurante onde, com a experiência que já tinha, assumiu a gerência e, paralelamente, tinha a liberdade de fazer pequenos eventos por conta própria e assim fundou o “Laudir Festas e Eventos”, que oferecia serviços de churrasqueiro completo.
Como gerente do Kikão, teve a oportunidade de implementar o, na época famoso, “self-service”. Até então o restaurante servia lanches, porções e bebidas, o foco não era em alimentação, e sim no atendimento como bar e lanchonete. Por dominar sobre cozinha e alimentação, Laudir teve segurança em implementar o sistema, montar o cardápio e inclusive preparar os pratos. Como cozinheiro, além do self service, que foi sucesso absoluto na cidade, Laudir criava também os pratos prontos do Kikão Restaurante, cuidando da harmonia de sabores, apresentação e sistema de pedidos.


A pausa decisiva

Nessa época, era muito conhecido, tanto pelo trabalho no Kikão, como por seus atendimentos em pequenos eventos, churrascos, coquetéis, etc. Sua popularidade era tanta que em 1990, o Sr. Humberto Teixeira sugeriu que ele se candidatasse a vereador e, incentivado por várias pessoas, inclusive pelo proprietário do restaurante, Sr. Osmar que acreditava que ele tinha potencial, decidiu lançar sua candidatura.
Em 1992, após dois anos se dividindo entre a gerência do restaurante, seus eventos com o Buffet Laudir e a campanha política, quando se aproximou a época das eleições ele deixou o Kikão para se dedicar-se somente à campanha.
Porém ao término da eleição, Laudir não foi eleito e viu-se em um momento decisivo em sua vida. Pois já havia deixado o trabalho como funcionário e percebia que sentia seu pequeno negócio de buffet o realizava. Então, mesmo com o convite do Sr. Eurides e Osmar para que ele voltasse para o Kikão Restaurante, ele estava decidido a buscar sua independência profissional e o traço empreendedor da família falou mais alto. E assim, com 6 bandejas de garçom e 24 copos de whisky, que era seu patrimônio na época, iniciou o que chama de uma grande aventura.


A grande aventura

Com esse material, dois filhos pequenos e a esposa grávida do terceiro trabalhando ao seu lado, os pequenos coquetéis e eventos que faziam já o preocupavam, pois sentia que não oferecia segurança para o sustento de sua família, não tinha mais um salário que o assegurasse. Passou por dificuldades e nesse momento de desespero, lançou uma estratégia que mudou sua vida. Precisava aumentar seu serviço de qualquer jeito, então, um amigo da época lhe ofereceu para imprimir uns cartões de visita para divulgar o serviço e Laudir mandou colocar  “Trabalho por qualquer preço”.
Com esse cartão nas mãos ia de porta em porta oferecendo o serviço. A estratégia deu tão certo que começou a surgir serviço todos os dias e ele não parava mais. E aí já não era só pelo cartão e sim por indicação, pois desde essa época seu diferencial sempre foi surpreender o cliente e oferecer mais do que ele esperava, além da qualidade do churrasco, fazia tudo com capricho, organizado, complementava o serviço com saladas e os acompanhamentos necessários para deixar o cliente despreocupado de tudo. No final do atendimento, os próprios cliente valorizavam o serviço e pagavam mais que o combinado inicialmente. Daí em diante o negócio só melhorou e a confiança que conquistava dos clientes, já assumia eventos inteiros de maior porte para organizar. assou a investir em materiais para locação e a proporção de crescimento chegou até o ponto que sua casa já não comportava mais esses materiais.
Percebeu que tinha transformado sua casa em uma empresa e em 1995, decidiu montar uma estrutura de locação com salão próprio. Incrementou cada vez mais os serviços, sempre em busca de inovação, uma característica muito forte de sua administração. Nesse período buscou a profissionalização, foi para Águas de São Pedro fazer cursos e especializar-se, pois sua visão era de continuar crescendo, evoluindo a empresa, buscando patamares cada vez mais altos, continuamente.


O meio

Em 1998, reestruturou a casa para montar a empresa em anexo, onde funciona até hoje. Depois de toda essa trajetória, Laudir orgulha-se em dizer, que a empresa prospera pois a família sempre esteve envolvida. Todos colaboraram e continuam colaborando. Vários de seus familiares passaram pela empresa onde adquiram experiência e hoje caminham com as próprias pernas em segmentos afins, seguem a trajetória da família. Não só familiares, como funcionários que acabam se tornando amigos e empresários do ramo inspirados e até apoiados pelo próprio Laudir, que tem alegria em compartilhar seus conhecimentos e experiências de vida. Seus colaboradores sentem-se parte de uma grande família e absorvem  no clima da empresa a paixão por servir as pessoas com alegria e dar o melhor de si, por entender que elas confiaram os momentos mais importantes de sua vida, como o casamento, primeiro aniversário de um filho, a festa de 15 anos, ao Buffet Laudir. É com essa consciência que Laudir motiva sua equipe, além dos valores que tenta passar no dia a dia através de exemplos.


E a continuação...

Hoje, o Buffet Laudir conta com os cinco membros da família como diretores da empresa, uma equipe de vinte funcionários fixos e mais uma rede de colaboradores temporários. A empresa é referência em alta gastronomia e materiais para locação em todo o sul estado e tem estrutura para realizar eventos de qualquer porte com toda segurança e pode atender até cinco eventos simultaneamente. Seu grande diferencial inovador e o alto padrão de qualidade conferem ao Buffet Laudir um posicionamento inquestionável dentro do segmento e a visão da empresa é a de manter essa linha contínua de evolução com a próxima geração da família Munaretto.